No campo da imagem virtual, os modelos de cor estão associados a dispositivos de saida tais como monitor, impressoras e televisores.
Existem diversos modelos de cores nos quais iremos abordar:
RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado pela combinação de três cores primárias: Vermelho (Red), Verde (Green), Azul (Blue).
O sistema de cores luminosas RGB é usado nos objetos que emitem luz, como por exemplo os monitores de computador. As cores diferentes das primárias podem ser obtidas através da combinação das outras cores em determinadas quantidades
Qualquer cor no sistema digital é representado por um conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores no modelo RGB pode ser representado pelos seguintes vários formatos
-Inteiro: De 0-255
-Percentagem: De 0%-100%
-Hexadecimal: De 00-FF
CMYK
CMYK é um sistema de cores cuja sigla é formada por 4 cores: Cyan (Ciano), Mangenta, Yellow (Amarelo) e Black (Preto). Este modelo de cor é usado principalmente na industria gráfica, na impressão.
A cor preta é considerada como a cor chave porque a sua obtenção é feita atraves da mistura das 4 cores sendo importante na definição dos detalhes de uma imagem quando impressa. Este modelo baseia-se na forma como a Natureza representa as suas cores quando reflete parte do seu espetro de luz e absorve outros. Por este motivo é considerado um modelo substrativo porque as cores são
criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
Podemos concluir assim que o modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura
e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.
HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma (figura). A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde, azul, etc. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus (quadro 7). Por exemplo, o valor 0 a 360 graus corresponde ao vermelho.
A saturação (Saturation) indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (Cinzenta). Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. A saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor. Exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%. O valor 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100% indica uma cor saturada ou pura.
O valor (Value) traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz emitida. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%. O valor 0% indica que a cor é muito escura ou preta e o valor 100% indica que é saturada ou pura.
Por último, pode-se concluir que a tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor. Por outro lado, a perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.
YUV
O modelo YUV tem em conta a caraterística que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que dar cor. Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempos do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação que seria necessário no outro modelo.
O modelo YUV é adequado às televisões às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância (é uma medida da densidade da intensidade de uma luz refletida numa dada direção). Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo.
Este modelo permite uma boa compreensão dos dados, porque alguma informação de crominância (refere-se ao valor das cores) pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância que à luminância.
Webgrafia: Classroom- Powerpoints disponibilizados
Impakter.com
e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.
HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma (figura). A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde, azul, etc. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus (quadro 7). Por exemplo, o valor 0 a 360 graus corresponde ao vermelho.
A saturação (Saturation) indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (Cinzenta). Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. A saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor. Exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%. O valor 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100% indica uma cor saturada ou pura.
O valor (Value) traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz emitida. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%. O valor 0% indica que a cor é muito escura ou preta e o valor 100% indica que é saturada ou pura.
Por último, pode-se concluir que a tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor. Por outro lado, a perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.
YUV
O modelo YUV tem em conta a caraterística que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que dar cor. Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempos do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação que seria necessário no outro modelo.
Este modelo permite uma boa compreensão dos dados, porque alguma informação de crominância (refere-se ao valor das cores) pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância que à luminância.
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