terça-feira, 5 de novembro de 2019

Fonte Tipográficas


    Fonte tipográfica é um conjunto de caracteres (letras, números e símbolos) que são armazenadas em ficheiros no computador. Existem diversos tipos de fontes em que se distinguem na forma como serão visualizadas no ecrã, sendo cada fonte identificada por nomes e classificadas em famílias.
    As famílias são um agrupamento de caracteres cujos traços são semelhantes e, por isso, têm características e traços idênticos entre eles. Um exemplo de família é a família Helvica (Arial).
   


Existem dois tipos principais de fontes:

       - Fonte bitmapped - são guardadas como uma matiz de pixéis e, como consequência, ao
serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas numa só resolução e tamanho para uma determinada impressora e, por isso, não podem ser escaladas. Exemplos de fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small.

       - Fonte escaladas - são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas, contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Ao contrario das fontes bitmapped, estas podem ser ampliadas sem perder a qualidade.
Exemplos de fontes escaladas: Type 1 e True Type.





    O sistema de diferenciação de tipos de fontes consiste na classificação dos tipos em serifa e sem-serifa. 
      As letras com serifa são as que têm nas suas extremidades pequenos traços e prolongamentos com o intuito de guiar o olhar através do texto. Por este motivo estes tipos de letras são utilizados principalmente em jornais e revistas.

     As fontes sem serifa têm as suas letras sem acabamentos e são utilizados principalmente em textos mais curtos ou como complemento ás fontes serifadas. As fontes sem serifa valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parecem mais limpas.





        Fonte Gill Sans

      A fonte Gill Sans foir apresentada ao comércio em 1928 e foi logo apupada como representante de «typographical bolchevism».A Gill Sans acabou por ser a única grotesca que se conseguiu afirmar na Inglaterra contra a forte competição que lhe vinha da Alemanha.
      Gill Sans foi a única fonte sem serifa que Eric Gill desenhou — e portanto pode ser considerada mesmo uma excepção na sua obra tipográfica.



     Webgrafia
   
      -Diapositivos disponibilizados na classroom



Sem comentários:

Enviar um comentário