quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Imagem e Teoria da Cor


 Imagem

   Uma imagem é uma representação visual através de técnica da fotografia, do desenho, da pintura e do video. O termo imagem provem do latim imāgo e pode ser uma figura, representação, semelhança ou aparência de algo.


 

Imagem Digital

     Uma imagem digital, por outro lado, é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, seu processamento por meios electrónicos, a sua edição e manipulação com a ajuda de programas informáticos.


"Uma imagem vale mais do que 1000 palavras"

    Por esta expressão interpretamos a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, invés de palavras. 


    Escolhemos esta imagem porque expressa uma triste realidade que foi possível concluir a partir da observação da mesma.

         

 Teoria da cor

    A cor está presente em tudo o que observamos permitindo com a
aplicação de luz sobre elas, percecionar de forma a conseguirmos distinguir tudo o que vemos. A cor confere realismo às imagens e às cenas visualizadas sendo que quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor maior será o realismo e a naturalidade dos resultados observados.
     Para se obter uma reprodução fiel da cor, deverão ser utilizados modelos de cor corretos e precisos. Um atributo do conceito de cor é a perceção através da visão do humano, luz emitida, difundida ou
refletida pelos objetos.
     A cor de um objeto depende:
    - das características das fontes de luz que o iluminam
    - das características da reflexão da luz produzida pela sua superfície
    - das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de
câmaras digitais.


    A luz contém uma variedade de ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda Estes diferentes comprimentos de onda constituem o espetro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores. 
     A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina.



      A visão pode ser dos tipos escotópica e fotopica:
   
   -  A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detetam cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações de luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
    A visão escotópica:
       - capta baixos níveis de luminosidade e não deteta as cores.
       - é utilizada durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis''.


 -  A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).
    A visão fotópica:
       - Possibilita ver cores.
       - é utilizada durante o dia ou em níveis normais de luminosidade.



   

Sem comentários:

Enviar um comentário