terça-feira, 19 de novembro de 2019

Formatos de Imagem


Programas bitmap (Imagens)
 

  O formato bitmap é baseado num mapa de bits e pode ser guardada numa grande quantidade de formato de ficheiros. Eis alguns exemplos:


    BMP

   O Bitmap é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. É bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows. Neste formato, as imagens podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes. No entanto, os arquivos costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. O formato BMP até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum. Este suporta até 16 milhões de cores (24 bits).



   GIF
   O GIF, sigla para Graphics Interchange Format, foi criado pela CompuServe em 1987.
    Este formato trabalha com uma paleta de apenas 256 cores (8 bits), o que faz com que não seja recomendável para fotografias, a não ser que a imagem em questão seja a preto e branco (escala de cinza). Por este motivo, utiliza-se frequentemente em ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.

    Apesar de parecer limitado devido ao número reduzido de cores com que trabalha, este formato tem a capacidade de utilizar fundo transparente e permite a inserção de uma sequência de imagens num único arquivo, transmitindo ao usuário a sensação de movimento.
Como o GIF utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem, mesmo que esta seja guardada várias vezes, e trabalha apenas com com 256 cores, consegue criar imagens com tamanho bastante reduzido.












    JPEG


    Formato com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a
perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem;

    A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações
redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos
adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu; É um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.


   PDF

Para a criação de imagens neste formato, é necessário o programa Adobe Acrobat
   Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por
suporte.




  PNG

    Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.



   TIFF

    Formato sem compressão e muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização;
    É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato. Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário