quarta-feira, 22 de abril de 2020

Programação: Introdução à Programação


Introdução à Programação

       Fomos sujeitos a resolver uma ficha de programação que tinha 5 perguntas para nós respondermos e assim o fizemos: 


        P:  Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de Programação.

        R: Linguagem de Programação é uma linguagem escrita e formal que especifica um conjunto de instruções e regras usadas para gerar programas (software).Existem várias linguagens e elas servem para muitos propósitos. Alguns óbvios, como criar um software, outros menos, como controlar um carro. As varias linguagens podem ser: Javascript, C++, Ruby, PHP, Python, etc.....
    Programar, na prática, é escrever um texto que será transformado em um software. Esse texto deve ser escrito em uma linguagem de programação.Nesse contexto, a programação nada mais é do que o processo de escrita, testes e manutenção de programas de computador.




         P: Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.

         R: A linguagem de Alto Nível aproxima-se mais da linguagem humana, este tipo de linguagem possui os comandos mais simplificados e abstraídos e um nivel de abstraçao que permite o melhor entendimento do código.

    O propósito de uma linguagem de Baixo Nível é uma melhor comunicaçao com a máquina , isso proporciona um melhor aproveitamento da arquitetura do computador e mais velocidade de processamento, já que não é necessário fazer as conversões entre código da linguagem -> compilador -> código de máquina ->processador. Porém, consequentemente, o aprendizado é mais trabalhoso já que exige um conhecimento mais aprofundado




        P: Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.

        R:  Algoritmo: Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema. Pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objectos que tenham uma lógica infinita
              
      Programa: Um programa informático é uma colecção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. Uma codificação de uma estratégia em uma particular linguagem de programação é chamada de programa.




         P: Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da
programação?
 
         R: Ada Lovelace era uma mulher Inglesa nascida a 10 de dezembr
    No âmbito da programação, esta matemática britânica, escreveu o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, o que naquele século era um grande avanço e permitiy que as tecnologias evoluissem ainda mais. O primeiro algoritmo foi processado pela máquina analítica feita por Charles Babbage.
o de 1815. Ada foi matemática e escritora.
              Assim, Ada foi considerada a 1ª programadora da história.




           P: “No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”. Comenta a afirmação anterior.

           R:  Como já foi referido anteriormente, a programação é uma "língua" que descreve um conjunto de ordens que mais tarde se vai transformar num software. Isto é, a programação é o que nos permite comunicar com máquinas de forma a que as mesmas desempenhem todas as funções requeridas e respeitem as regras impostas.
      Nas ultimas décadas, as tecnologias principalmente, têm evoluido a velocidades extremas trazendo cada vez mais facilidades às nossas vidas.
      O nosso futuro ainda vai trazer mais tecnologias que não conseguimos imaginar neste momento. Sendo assim, a programação vai ser uma necessidade para o futuro para conseguirmos comunicar com máquinas e mesmo produzir softwares.
      Tal como aprendemos a nossa língua materna e outras como o Inglês para termos cada vez mais capacidades de comunicação, no futuro a programação tambem será uma destas línguas.
      Ao aprender a codificar, vao surgir oportunidades de trabalho mas também a possibilidade de ver o mundo de novas maneiras.
      Assim podemos concluir que concordamos com a afirmação e achamos que deve aprendizagem na escola para que num futuro rodeado de tecnologias, não fiquemos "atrasados no tempo".
      Como dizia Mitchel Resnick (diretor do "Lifelong Kindergarten" e "MIT Media Lab"
"Num mundo repleto de tecnologia, quem não aprender a programar será programado"




       





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