Padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com conjunto de números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Código ASCII
ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é um código binário que codifica um conjunto de 128 caracteres: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controlo. A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos.
Código Unicode
Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular maior parte das linguas do mundo. Os códigos disponibilizados pela Unicode permitem representar conjuntos até 4 bytes para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas, resultando em uma tabela de mais de 107 mil caracteres (Unicode é mais extensa que a tabela de código ASCII).
Sem comentários:
Enviar um comentário